alimentos

Arroz de Couve Flor: Conheça os benefícios e como fazer!

Quem segue uma dieta mais rigorosa, ou quem deseja manter uma rotina de alimentação mais regrada, costuma recorrer a algumas comidas específicas. O arroz de couve flor é uma delas, sendo que atualmente existem diversas receitas de arroz de couve flor que fazem sucesso entre as pessoas que não abrem mão do sabor na hora das suas refeições.

Uma das razões do arroz de couve flor ser tão popular, além do sabor marcante, diz respeito às suas propriedades, afinal, o couve é rico em fibras, vitamina C, antioxidantes, fósforo, potássio, além de ajudar inclusive na prevenção do câncer, tudo isso faz com que ele seja muito recomendado por nutricionistas que costumam sugerir cardápios específicos para os seus pacientes.

Receita de arroz de couve flor

A receita tradicional do arroz de couve flor é muito simples e rápida de ser preparada, sendo necessário o uso de um couve flor pequeno, uma colher de óleo de coco (pode ser substituído por azeite de oliva ou manteiga ghee), duas colheres de cebola ralada, e uma pitada de sal. O primeiro é lavar muito bem a couve flor e cortar os floretes, o passo seguinte é passar no processador, liquidificador ou passar no ralador. Em uma panela coloque o óleo de coco e a cebola, acrescente a couve e refogue muito bem, o segredo é mexer de vez em quando, não precisa acrescentar água, em poucos minutos ele já estará pronto.

Essa receita de arroz de couve flor também pode ser feita no micro-ondas, basta colocar em uma vasilha o couve e a cebola, tampe o refratário com a tampa própria para o micro-ondas, sendo que a pessoa também pode usar papel filme por cima com pequenos furos. Deixe cozinhar por três minutos, e mexa bem. Se for necessário, retorne para o micro-ondas por mais alguns minutinhos e quando estiver pronto basta acrescentar o óleo de coco e o sal.

arroz de couve florCalorias do arroz de couve flor

Como mencionado anteriormente, essa receita é muito utilizada por quem está fazendo dieta, e um dos motivos para esse ser o queridinho de muitas pessoas são as coloridas do arroz de couve flor, consideradas muito abaixo de outros alimentos comuns no dia a dia, em uma porção são encontradas apenas 55 calorias.

Além disso, ao consumir o arroz de couve flor a pessoa acaba aproveitando muito bem todas as vantagens dessa hortaliça, sendo que a receita pode ser acompanhada por uma proteína, como, por exemplo, um peixe ou frango grelhado, uma comida saborosa e ao mesmo tempo saudável.

Arroz de couve flor com bacon

E por ter um baixo teor de calorias, a receita acabou ganhando algumas versões, como, por exemplo, o arroz de couve flor com bacon, sendo que também nesse caso o preparo é muito simples, e o resultado costuma agradar bastante. Basta preparar a receita passada anteriormente, mas acrescentar cinco fatias de bacon, nesse caso, o prato passa a ser mais calórico, mas o sabor se torna ainda mais marcante e pode ser consumido com outros acompanhamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *