beleza

Ácido glicólico: Descubra para que ele serve e a maneira segura de usar!

A busca cada vez maior pela pele perfeita faz com que a indústria de cosméticos lance sempre novidades no setor, e um ingrediente que vem ficando cada vez mais popular é o ácido glicólico, porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre para que serve.

O ácido glicólico é um tipo de ácido orgânico que tem como principal função facilitar a penetração das substâncias na pele, sendo que além disso ainda funciona como um auxiliador na formação do colágeno, ajudando a combater os radicais livres e até mesmo a celulite algo muito procurado atualmente. Por ter uma composição mais densa, o ácido glicólico é indicado apenas para peles que sejam mais resistentes ou claras, uma vez que proporciona uma esfoliação mais agressiva.

Quais são as indicações para o Ácido glicólico?

O ácido glicólico é indicado para diminuir a espessura da pele, por ter um efeito esfoliante bem intenso, proporcionando assim uma renovação essencial da pele, auxilia no clareamento e também na produção de colágeno, algo muito importante para conservar a pele firme e livre das linhas de expressão. Vale ressaltar que é fundamental começar a tratar a pele desde cedo, para que no futuro possa colher os frutos desses tratamentos.

Além disso, o ácido glicólico também é usado em tratamentos da acne, manchas, cicatrizes, estrias, além de atuar diretamente nos poros, uma reclamação muito recorrente para quem possui pele muito oleosa. Em alguns casos, esse ácido é utilizado para substituir o retinoico, considerado ainda mais agressivo para a pele.

Outra indicação para o ácido glicólico é como auxiliador a outros produtos, através do seu uso, ele acaba facilitando a absorção de outros cremes e tratamentos, podendo ser aplicado em qualquer parte do corpo, sendo necessário apenas tomar cuidado com a quantidade a ser aplicada, que não pode nunca ser em excesso. Em áreas consideradas mais sensíveis, a concentração deve ser menor, para não ocorrer nenhum tipo de problema no futuro. Um bom exemplo de áreas sensíveis é o pescoço e também o colo.

ácido glicólicoÁcido glicólico pode ser usado para clareamento de manchas na pele?

Como mencionado anteriormente, por proporcionar uma esfoliação mais intensa, o ácido glicólico pode ser usado para clareamento de manchas na pele sem problema, porém, tudo vai depender do tipo de mancha e também da sua densidade, o mais recomendado é buscar sempre a ajuda de um profissional qualificado, uma vez que essa pessoa poderá passar a quantidade ideal para cada caso.

O ácido glicólico pode ser encontrado em alguns dermocosméticos, com um percentual de 2 a 10% de concentração, isso depende de cada composição. Ao ser usado para se fazer peeling, o pH pode ser ainda maior, uma vez que ele será manipulado por um especialista no assunto, vale lembrar que para o uso doméstico, os produtos têm uma concentração menor, a fim de evitar qualquer problema.

Além disso, os cremes feitos em farmácia da manipulação precisam contar com a orientação de um profissional, pois somente ele poderá dizer as medidas exatas a serem utilizadas, sem causar nenhum dano para a pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *