Educação

Enem 2018: Saiba tudo sobre a prova que garante vaga na faculdade!

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, é uma das provas mais importantes e esperadas pelos estudantes brasileiros, sendo que é através dessa prova que os estudantes possuem a chance de ingressar em uma faculdade pública federal ou estadual ou ganhar uma bolsa parcial ou integral em uma das instituições privadas do país.

Se vocÊ também vai fazer o Enem 2018, porém possui muitas dúvidas sobre essa prova, o resultado e principalmente como usar sua nota para passar em uma faculdade, esse artigo é para você, pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2018. Continue lendo e veja a seguir:

Como funciona?

O Enem já existe há muitos anos, porém com o passar dos anos a importância dessa prova vem aumentando cada vez mais, visto que ela tornou-se substituta dos vestibulares, sendo assim uma das principais formas de conseguir ingressar em um curso superior.

O Enem 2018 funciona de maneira bem simples, sendo que ele consiste em duas provas nas quais os alunos deverão realizar em dois domingos consecutivos, as provas são de questões objetivas e contam com uma redação dissertativa argumentativa, sendo que a nota do aluno é obtida através da média ponderada das notas em cada matéria e da redação.

Com isso, quanto maior a nota obtida pelo aluno, maiores são as chances dele conseguir ingressar no curso de sua preferência.

Resultado

O resultado do Enem 2018 sairá no mês de janeiro, sendo que as provas ocorrem no mês de novembro e são necessários aproximadamente 2 meses para a correção destas, visto que a redação deve ser corrigida manualmente e com bastante cautela pelos examinadores.

Além do mais, alguns dias após o resultado do Enem 2018 já são abertas as inscrições de SISU, Sistema de Seleção Unificada, que é o local onde o estudante poderá acessar as vagas disponíveis e jogar a sua nota para candidatar-se a uma das vagas disponíveis.

Ainda não sabe como usar a nota do Enem 2018 para entrar em uma faculdade? Então veja a seguir como é simples esse procedimento:

enem 2018Como usar para uma faculdade?

Após sair o resultado da nota do Enem 2018 o aluno deve ficar atento as datas para que ele possa usar a nota para ingressar em uma faculdade, sendo que existem três formas de fazer isso que são através do:

  • Sisu – Sistema de Seleção Unificada: Essa é uma das opções mais almejadas pelos alunos, visto que é através do Sisu que as faculdades públicas, federais e estaduais lançam suas vagas disponíveis. O aluno deve se candidatar através da internet nas datas previstas e o resultado sairá ao fim das inscrições.
  • ProUni: Programa Universidade para Todos: Com o ProUni o aluno poderá concorrer uma bolsa parcial ou total em uma das faculdades privadas do país. As inscrições do ProUni saem depois do resultado do Sisu.
  • FIES: Financiamento Estudantil: O estudante que não conseguiu uma vaga na faculdade através das modalidades acima ainda pode optar pelo FIES para fazer sua tão sonhada faculdade, assim ele irá financiar sua faculdade e só irá pagá-la alguns anos após estar formado. Após o ProUni é liberado as inscrições do FIES, que são feitas a partir da nota do Enem 2018.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *