Maternidade

Como saber quando estou ovulando? Confira essas dicas para aumentar suas chances de engravidar!

Como saber quando estou ovulando? Confira essas dicas para aumentar suas chances de engravidar!

Os homens são férteis todos os dias, por isso eles não precisam ficar anotando quais são os dias que é mais provável que eles possam ter filhos, já as mulheres são férteis em apenas um curto período de tempo em cada ciclo menstrual, e por isso é comum que elas se perguntem como saber quando estou ovulando, pois é nesse período que as chances de engravidar serão maiores.

Se você também deseja saber se você está ovulando ou não, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber para identificar o período de ovulação.

Teste de ovulação

Um dos melhores jeitos de nós mulheres sabermos quando estou ovulando é fazendo um teste de ovulação, que poderá se caseiro ou não. Geralmente eles costumam trazer resultados muito satisfatórios.

Confira abaixo quais são os melhores testes de ovulação para que você possa fazer o seu ainda hoje.

De farmácia

O teste de farmácia é ideal para as mulheres que estão tentando engravidar, pois com ele é possível saber se estão ou não em seu período fértil. Os testes de farmácia de boas marcas costuma ter 98% de confiabilidade.

Para fazer o teste de farmácia é bem simples, sendo que ele pode ser feito através da urina ou através da saliva da mulher.

No caso dos testes comuns a mulher deverá molhar com saliva ou urina o bastão do teste. Em seguida deverá esperar alguns segundos, e se o bastão mudar de cor é por que a mulher está ovulando ou próxima do período de ovulação.

Se o teste for digital a mulher deverá fazê-lo também através da urina ou saliva, o que muda é que o resultado irá aparecer automaticamente no visor do bastão, sendo que se aparecer uma carinha feliz é por que ela está ovulando, caso contrário aparecerá apenas um círculo vazio.

Os testes digitais costumam vir em caixas com 5 bastões para que a mulher possa fazer o teste alguns dias seguidos até chegar o dia da ovulação.

Caseiro

Está se perguntando “como saber se estou ovulando” e não tem nenhum teste de ovulação de farmácia? Pois saiba que fazer um teste caseiro é uma boa opção.

Você deverá introduzir o dedo indicador no interior da vagina e retirar um pouco de muco, esfregue-o em outro dedo e espere para ver como ele ficou. Se o muco estiver transparente e pegajoso é por que você está em seu período fértil.

 Sintomas

Alguns sintomas que podem te ajudar a descobrir se você está ovulando são:

  • Dor abaixo do ventre
  • Muco transparente e pegajoso
  • Maior temperatura corporal
  • Aumento da libido

Os sintomas podem variar de mulher para mulher, mas geralmente elas apresentam pelo menos um destes.

Calendário

Se desejar você ainda poderá usar um calendário para saber se está no período fértil, mas esse método é indicado para mulheres que possuem ciclos regulares.

Você deverá anotar qual foi o primeiro dia da menstruação, e se o seu ciclo for de 28 dias, o dia de ovulação será no décimo quarto dia, assim você deverá contar 3 dias antes e três dias depois deste para saber quando é o seu período fértil, ou seja, ele irá do 11° dia ao 17° dia após a chegada da menstruação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *