Maternidade

Sono dos Bebês: Saiba a importância e como melhorar a qualidade dele!

dica sono dos bebêsMuitas mães, seja de primeira viagem ou não, sempre têm muitas dúvidas em relação ao sono dos bebês. Isso porque ele dormir a noite toda ou acordar de hora em hora pode variar muito de acordo com cada criança e também com alguns hábitos que as mamães podem adotar desde pequenos. Mas sempre lembrando que é normal que eles acordem mesmo em algum momento ao longo da noite, uma vez que o sono deles é diferente dos adultos e suas necessidades também.

Se você quer saber mais sobre o sono dos bebês, como aplicar técnicas simples à rotina que podem ajudar para que ele durma tranquilamente por uma período maior a noite, veja esse artigo com base nas dicas da Pediatra em BH.

A Importância do Sono dos Bebês

Assim como para os adultos, o sono dos bebês é ainda mais importante, isso porque além de recarregar energias é também nesse momento que eles se desenvolvem. Uma vez que nessa fase uma boa parte da sua rotina é apenas dormir e se alimentar. Além disso, ele alterna entre períodos de sono leve e sono pesado a cada 30 minutos, muito mais frequente do que os adultos, o que faz com que seja preciso que ele tenha um ambiente adequado para o seu descanso, para que ele possa dormir tranquilamente e assim se desenvolver da melhor maneira possível durante essa fase.

Dicas importantes

Se o seu bebê não tem conseguido dormir bem, principalmente no período da noite, nós vamos ensinar algumas dicas importantes para melhorar o sono dos bebês que você pode aplicar na rotina do dia a dia e assim melhorar não só as noites de sono dele, mas as suas e também o desenvolvimento dos seus filhos.

  • Rotina: É preciso que desde recém nascidos eles tenham rotinas para se acostumem com o horários e aos poucos saibam diferenciar dia, noite, hora de mamar, etc. Conforme forem crescendo também irão saber identificar o horário de brincar, de tomar banho, entre outras atividade.
  • Horário de dormir: A melatonina, hormônio do sono, começa seu ciclo logo que escurece, então esse é o melhor horário para o sono dos bebês, uma vez que ela tem seu pico no alto da noite e diminuir ao amanhecer. Acostume seu bebê a dormir por volta de 19h ou 20 horas.
  • Acostume seu filho a dormir sozinho: Quando o bebê adormece sozinho é mais fácil para que ele volte a dormir sozinho quando acorda de madrugada, pois já está acostumado a uma rotina. Vá aos poucos o ensinando o momento de dormir deixando na cama alguns minutos sozinho.

Horas recomendadas de sono

Todo mundo precisa de uma número mínimo de horas de sono, para que seja possível recarregar as energias e se desenvolver melhor. Veja abaixo a recomendação até os 18 anos:

  • De 4 a 12 meses – recomenda-se de 12 a 16 horas de sono por dia
  • De 1 a 2 anos – recomenda-se de 11 a 14 horas de sono por dia
  • De 3 aos 5 anos – recomenda-se de 10 a 13 horas de sono por dia
  • De 6 aos 12 anos – recomenda-se de 9 a 12 horas de sono por dia
  • De 13 aos 18 anos – recomenda-se de 8 a 10 horas de sono por dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *