Profissão

Terapia Ocupacional: Conheça essa profissão e o que ela faz!

Algumas pessoas já sabem, desde ainda crianças, qual a profissão irá seguir, e assim quando o curso deverá fazer, contudo, grande parte das pessoas só decide o que realmente querem nos últimos minutos. Com tantas opções no mercado é realmente difícil escolher apenas uma profissão, e acaba que grande parte das pessoas não pesquisa na hora de fazer sua escolhe e  optam apenas pelos cursos mais conhecidos. Contudo, existe uma infinidade de profissões que apesar de não serem tão famosas possuem uma função incrível e uma boa remuneração, uma dessas profissões é a terapia ocupacional. Se você ainda não sabe o que é essa profissão, continue lendo esse artigo que a seguir eu falarei tudo o que você precisa saber sobre terapia ocupacional.

O que é?

Terapia ocupacional é uma profissão na área da saúde que vem fazendo muito sucesso ao longo dos anos. O profissional dessa área deverá cuidar de pessoas com dificuldade ajudando-as a adapta a conviver em sociedade. Assim, o terapeuta ocupacional deverá trabalhar com atividades humanas, organizando e planejando o dia a dia dessas pessoas.

O terapeuta ocupacional deverá trabalhar criando técnicas de lazer para pessoas que possuem algum tipo de dificuldade mental ou emocional que a impede de viver em sociedade. Assim, esse profissional deverá usar técnicas que ajudam a esses indivíduos se adaptarem e tornarem-se um pouco mais independentes e aumentar a sua autoconfiança.

Onde trabalha?

O terapeuta ocupacional pode trabalhar em diversos locais conforme a sua especialização, alguns dos locais onde esse profissional pode trabalhar são:

  • Clinicas de tratamento;
  • Casas de repouso;
  • Instituições geriátricas;
  • Hospitais;
  • Instituições psiquiátricas;
  • Instituições penais;
  • Creches;
  • Centros de reabilitação;
  • Empresas.

Quanto ganha?

O valor do salário de um terapeuta ocupacional varia conforme a atividade que ele exerce. Sendo que em média, o valor do salário de um terapeuta ocupacional fica entre 1.500,00 a 2.620,00. A seguir eu separei alguns valores aproximados de atividades exercidas por esse profissional:

Consulta: 65,00;
Estimulação das atividades da área de desempenho ocupacional: 50,00;
Orientação familiar: 50,00;
Readaptação profissional: 50,00;
Acompanhamento terapêutico: 130,00;
atendimento a domicilio: 100,00;
Avaliação de acessibilidade: 100,00;
treinamento do uso de prótese: 50,00;
Assessoria técnica: 180,00.

Precisa de faculdade?

Uma grande duvida a respeito dessa profissão é se para exercer ela precisa de faculdade, e a resposta é sim! Assim como as demais profissões do mercado, a terapia ocupacional possui um curso de graduação para quem deseja seguir essa área. A cada ano que se passa mais faculdades começam a oferecer essa formação, sendo que ela existe tanto em instituições públicas como em instituições privadas. A terapia ocupacional vem ganhando cada vez mais adeptos e com isso o curso está ficando mais conhecido. A graduação para o terapeuta ocupacional dura em média 4 anos. E após a formação nessa graduação o profissional poderá trabalhar ou se qualificar fazendo pós.

Ficou alguma duvida sobre o terapeuta ocupacional? Deixe-a nos comentários que eu responderei assim que possível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *