Saúde

Correr e caminhar: Qual é o melhor para poder emagrecer

Os médicos são unânimes ao dizer que manter o corpo em movimento é uma das melhores maneiras de fazer com que a saúde esteja sempre em dia, e duas das atividades mais recomendadas por especialistas é correr e caminhar, sendo que é muito comum que as pessoas fiquem na dúvida sobre correr ou caminhar, se você faz parte desse time, saiba que em primeiro lugar é necessário traçar objetivos para poder optar em uma dessas duas atividades físicas.

E um bom exemplo para saber na prática qual a melhor escolha é levar em consideração alguns exemplos reais. Suponha que uma pessoa queira controlar o peso, nesse caso, a caminhada é, sem dúvida, a melhor escolha. As pesquisas comprovam que a corrida é a atividade mais adequada para quem deseja perder peso. De acordo com um estudo divulgado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, de todos os voluntários que participaram da pesquisa, os corredores foram os que mais perderam peso. Sendo que até mesmo a massa corporal se manteve estável durante todo o estudo, sempre comparando com as pessoas que praticavam a caminhada. Mesmo sendo aparente que a pessoa se cansa muito mais durante a corrida, ainda não se sabe o real motivo dela fazer com que as pessoas emagreçam mais com ela.

Correr e caminhar: Ajuda a perder peso?

Como mencionado acima, a corrida sem dúvida ajuda a perder peso com mais rapidez, e a conservar o peso quando atingido a meta, porém, a caminhada também ajuda bastante na busca pelo corpo perfeito. Porém, em diversos aspectos, a corrida ganhou bastante da caminhada, sendo muito recomendada por profissionais da área. Por isso correr e caminhar é muito importante.

Segundo o mesmo estudo citado anteriormente, as pessoas que praticam caminhada se mostraram muito mais famintas do que aquelas que fizeram corrida, no primeiro caso, ao serem deixadas em frente a um bufê para o desjejum, essas pessoas consumiram em média mais de 50 calorias do que tinha gastado.

Já os corredores consumiram menos 200 calorias do que tinha marcado, um número realmente impressionante. Isso ocorre principalmente devido à presença mais elevada do hormônio peptídeo YY no organismo dos corredores, esse hormônio é responsável por reduzir o apetite da pessoa, o que acaba fazendo com que ela consuma muito menos calorias, e foi o que aconteceu no exemplo dado anteriormente.

correr e caminharTodo mundo pode correr e caminhar?

De acordo com especialistas, todo mundo pode correr e caminhar, o que vai ser alterado é a maneira como cada pessoa irá executar essa atividade, por exemplo, pessoas mais idosas costumam ter uma velocidade mais reduzida quando comparado com alguém mais jovem, mas mesmo com essa realidade é possível fazer corridas leves e que acabam sendo poderosos antidepressivos.

Além disso, é muito importante que a pessoa tenha roupas e sapatos confortáveis da hora de exercer essa função, uma vez que é essencial proteger o joelho contra possíveis impactos, e também deixar que o suor seja liberado sem barreiras, em outras palavras, roupas especiais são super bem-vindas para quem pratica essa atividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *