Saúde

Tratamento para obesidade: Saiba como perder peso e melhorar sua saúde com essas dicas!

A obesidade é uma doença séria que pode levar várias complicações ao indivíduo, e por isso é importante iniciar o tratamento para essa doença o mais rápido possível, a fim de evitar que o quadro se agrave e que o indivíduo comece a ter vários outros problemas de saúde. A seguir eu irei falar um pouco sobre o tratamento para obesidade para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

Continue conosco e confira quais remédios são usados e como é feito o tratamento desta doença!

Quais remédios são bons para tratar obesidade?

O melhor tratamento para a obesidade é feito a partir de uma dieta e também da prática de atividades físicas, no entanto quando a pessoa atinge um certo grau de obesidade, o tratamento só tem eficácia quando auxiliado com o uso de remédios específicos para isso.

Esses remédios normalmente atuam de modo a reduzir o apetite e também a compulsão alimentar, tendo mais função preventiva, fazendo com que o paciente pare de engordar, do que corretiva levando o paciente a de fato perder peso, já que neste caso é levado em consideração outras formas de tratamento, como a prática de atividades físicas e em alguns casos a cirurgia bariátrica.

O tratamento para obesidade com o uso de remédios só deve ser feito quando orientado por médicos especialistas que acompanham o tratamento, pois estes só terão efeito quando associados a um programa de mudança no estilo de vida do paciente.

Dentre os principais medicamentos utilizados no tratamento da obesidade podemos destacar:

  • Orlistat (atua também no controle glicêmico)
  • Efedrina
  • Rimonabant
  • Sibutramina
  • Anfepramona
  • Femproporex

Apenas um médico poderá dizer qual é o mais indicado para o seu quadro.

Existe tratamento para obesidade gratuito?

Aqui no Brasil é possível obter diversas opções de tratamento gratuito para obesidade, opções estas que vão desde o Sistema Único de Saúde, até a programas especiais em universidades como a USP.

  • Utilizando o SUS

A opção mais frequente entre todas e também a mais convencional é feita a partir do SUS, que consiste em realizar uma consulta médica especializada em um posto de saúde próximo a sua casa, que posteriormente será encaminhado, a depender de cada caso, para grandes centros especializados em exames e procedimentos para obesidade.

  • USP

Outra forma de tratamento é utilizando-se os procedimentos da maior universidade da América latina.

Para se inscrever no tratamento da universidade é necessário comparecer a um dos hospitais conveniados da USP, com todos os exames médicos já realizados, para que estes sejam analisados e em seguida iniciado o tratamento para obesidade.

E para obesidade infantil?

Assim como a obesidade de adultos, para obesidade infantil há diversas opções de tratamentos gratuitos espalhados por todo o país.

No próprio SUS utilizando-se inicialmente do posto de saúde próximo a sua residência, é possível realizar o tratamento da obesidade infantil a partir das especialidades endocrinológicas e nutricionais.

O tratamento é feito com a observação e manipulação de todo o estilo de vida da criança de modo que ela possa além de perder peso, manter estável o seu diagnóstico.

Ainda ficou alguma dúvida sobre o tratamento para a obesidade? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *