Saúde

Vacina HPV: Saiba quem deve tomar e a sua importância!

De acordo com o ministério da saúde, o número de jovens e crianças infectadas com o vírus HPV cresceu em relação aos anos anteriores, e isso fez com que o governo tomasse algumas medidas de precauções para que estes números parassem de crescer e diminuíssem ao longo dos próximos anos.

Mas você sabe o que é o vírus HPV? Como ele é transmitido, e por que o alvo do governo federal para vacinação é sempre jovens e crianças entre 9 e 14 anos? Para esclarecer essas dúvidas continue lendo esse artigo sobre vacina HPV.

O que é?

A vacina HPV, é uma vacina criada com o objetivo de prevenção do HPV, mas também de várias outras doenças, como o câncer de colo do útero, entre outras doenças relacionadas a região genital.

O vírus HPV pode ser contraído por relações sexuais ou ainda transmitido pela mãe no momento do parto, podendo se desenvolver anos depois, por isso é necessário que nestes jovens e crianças na faixa etária de 9 a 14 anos, tomem a vacina HPV.

Antigamente a vacina era administrada somente em meninas de 9 a 14 anos, mas após estudos foram observados vários fatores que levaram ao próprio governo federal adotar medidas que se estendem também a meninos nesta faixa etária.

Quem pode tomar de graça?

Por se tratar de uma doença comum em, o governo federal por intermédio do ministério da saúde adotou medidas mais abrangentes para se combater a doença e por isso acrescentou os meninos e alguns adultos na lista de pessoas que poderão tomar a vacina HPV gratuitamente, veja a seguir essa lista de pessoas:

  • Meninos e meninas que tenha idades entre 9 a 14 anos;
  • Pacientes de 9 a 26 anos que independente do sexo estão se submetendo a tratamentos contra o HIV ou AIDS;
  • Pacientes que independente do sexo ou idade, irão se submeter ou se submeteram a algum tipo de transplante de órgão.
  • Pacientes que independente do sexo ou idade estão passando por tratamento de câncer.

É importante alertar que o quanto antes se administrar a vacina HPV melhor é sua eficiência, portanto o ideal é que vacine as crianças entre 9 a 10 anos, antes de terem passado por algum contato sexual e consequentemente com o vírus, mas ainda que as crianças já tenham tido relações sexuais é necessário à aplicação da vacina HPV, pois as mesmas poderão contrair o vírus em relações futuras.

Onde tomar?

As vacinas gratuitas são aplicadas nos postos de saúde do SUS, e são administradas a lista de pessoas citadas anteriormente, mas caso você ou familiar não se enquadre na lista poderá optar pela vacina comprada.

Neste caso, basta que você vá a clínica médica mais próxima de sua residência e explique seu caso e assim você terá toda a assistência necessária para tomar essa vacina.

Quanto custa?

O preço irá variar de acordo com a clínica onde você escolheu tomar a vacina e a região onde você se encontra, sendo que ela costuma custar até 200 reais.

Ficou alguma dúvida sobre a vacina HPV? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *