suplementos

Menopausa: Saiba como aliviar os sintomas dessa fase!

O organismo da mulher é uma verdadeira revolução de hormônios, sendo que ao longo do tempo é muito comum que ele passe por diferentes processos no decorrer da vida, sendo que ao atingir uma determinada idade é comum que haja o fim da menstruação, e esse novo processo na vida da mulher é conhecido como menopausa, sendo que esse é apenas um dos sintomas apresentados, sendo que ele acaba sendo acompanhado por outros.

Apesar de ser algo inevitável do organismo das mulheres, muitas ainda se perguntam exatamente o que é a menopausa, trata-se de um período fisiológico que se inicia após a última menstruação, porém, vale ressaltar que durante um intervalo de tempo pode haver alguns sangramentos ocasionais, por essa razão, a menopausa passa a ser concretizada após um ano dessa última menstruação.

Qual a idade acontece a menopausa?

Outra dúvida frequente é sobre qual a idade que ela se inicia, na verdade, isso costuma variar bastante de mulher para mulher, tudo vai depender de uma série de fatores, no entanto, a grande maioria costuma apresentar os primeiros sintomas entre os 48 a 51 anos, porém, essa não é uma regra, há casos em que ela se inicia aos 42 anos, cada mulher costuma ter fatores próprios que influenciam essa questão.

É importante ressaltar que quando iniciada muito precocemente é importante consultar um médico especialistas para que ele possa analisar o quadro clínico da paciente, a fim de descartar qualquer problema de saúde.

Qual os sintomas da menopausa?

Existem diversos sintomas mais frequentes durante o período conhecido como climatério (tempo de transição que antecede o fim definitivo da menstruação e ovulação), sendo que existem inclusive mudanças no corpo que indicam a chegada de mais uma fase da vida. Durante esse período, as mulheres sentem diversos sintomas físicos e psicológicos, sendo que os principais são:

  • Secura vaginal;
  • Fim do fluxo menstrual.
  • Aumento dos suores noturnos.
  • Calor em excesso.
  • Diminuição da libido.
  • Insônia.
  • Perda de memória e concentração.
  • Desenvolvimento da osteoporose em alguns casos.
  • Modificação da distribuição das gorduras corporais.
  • Alto risco cardiovascular.
  • Quadro de depressão.

Vale ressaltar que há casos em que a mulher percebe apenas o fim da menstruação, mas não nota os outros sintomas, é perfeitamente normal sentir apenas alguns desses sintomas, e não todos, mais uma vez, isso depende do organismo de cada mulher, e também da maneira como ele irá reagir por todo esse processo.

Como aliviar os sintomas da menopausa?

A forma mais eficiente para aliviar os sintomas da menopausa é o tratamento com hormônios, ele é capaz de reverter diversos deles, tais como o calor excessivo e a falta de desejo sexual, por exemplo. Esses tratamentos são feitos através do uso de comprimidos que tem como finalidade a reposição do estrogênio perdido.

Outro método muito usado é a pílula anticoncepcional, a principal diferença entre o primeiro tratamento e esse é a qualidade dos hormônios, nesse caso existe a presença de estrogênio sintético, uma vez que o objetivo principal é evitar a gravidez, já o comprimido de hormônio é feito com estrogênio natural, e foi especialmente desenvolvido para que a mulher se sinta bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *