Trabalho

Alimentação na empresa: Tire suas dúvidas antes te implantar um método de refeições coletivas!

Para que os trabalhadores e empregadores possam ter uma boa relação de trabalho e que seja benéfica a ambos é necessário que eles cumpram regras, assim todos terão direitos e obrigações na relação trabalhista. Um assunto que gera muita polêmica sobre o trabalho é quanto à alimentação na empresa, e por isso hoje nesse artigo eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre as regras desse benefício.

Continue conosco e confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a alimentação na empresa.

Quem faz o fornecimento da alimentação na empresa?

Muitos trabalhadores ficam em dúvida sobre as regras da alimentação, se a empresa tem ou não obrigação de pagar um vale alimentação ou refeição ou se deve fornecer alimentação na empresa, mas de acordo com a legislação atual, a empresa não possui obrigação de fornecer a alimentação aos seus trabalhadores, no entanto, algumas convenções coletivas garantem esse direito ao trabalhador.

Além do mais, quando uma empresa decide fornecer o benefício da nutrição industrial ao seu funcionário não deve pagar o valor total da alimentação, apenas custear uma parte desse valor.

As empresas que desejarem dar alimentação na empresa podem optar por ter o próprio refeitório ou ainda por comprar marmitas de uma empresa terceirizada, que irá levar a alimentação dos trabalhadores diariamente em seu ambiente de trabalho.

Como implantar o Vale Alimentação?

Outra forma das empresas disponibilizarem o benefício de alimentação é através do vale alimentação, que consiste em um cartão pré-pago com um valor estipulado pela empresa para que os funcionários possam escolher onde comprar os alimentos para fazer suas refeições.

Além do mais, a empresa irá descontar uma parte do vale alimentação do salário do trabalhador.

Para implantar o vale alimentação na empresa é necessário que o empregador entre em contato com uma empresa que disponibiliza este tipo de benefício, como por exemplo, a Alelo ou a Sodexo, que são as líderes do mercado e contratar um plano que atenda aos seus funcionários.

Depois é necessário que a empresa cadastre os funcionários que receberão o benefício. Cada trabalhador irá ganhar um cartão para poder realizar suas compras em todos os estabelecimentos parceiros da empresa de benefício.

Quais são as regras para alimentação na empresa?

Para que os empregadores possam conceder a alimentação na empresa para seus funcionários é necessário seguir algumas regras, como:

  • O benefício de alimentação não deve ser incorporado ao salário.
  • É necessário que tenha um nutricionista na empresa, pois a refeição deverá suprir as necessidades alimentares dos funcionários.
  • Deve ter um espaço para que os funcionários possam fazer a refeição.
  • Se optar pela marmitex é necessário garantir alimentação de qualidade no mesmo padrão da alimentação na empresa.
  • O refeitório deve estar de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.

Como você pode ver é necessário que o empregador siga muitas regras para conceder a alimentação na empresa para seus funcionários, e é por isso que muitas vezes é mais prático para a empresa conceder o vale alimentação aos seus funcionários.

Ainda ficou alguma dúvida sobre esse artigo? Deixe um comentário que assim que for possível nós responderemos você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *